Infantil

Para todos aqueles que amam as crianças

AS CRIANÇAS SÃO MUITO ESPECIAIS PARA DEUS.

A Bíblia nos revela quanto Jesus as amou. Ele disse: “Deixai vir a mim os pequeninos, não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus” (Mc 10:14).

Conheço muitas crianças que têm grande fé e sabem orar muito bem. Suas orações são mais poderosas do que as de um adulto que tem fé fraca e raramente conversa com Deus. Nenhum adulto jamais deve subestimar o potencial das orações da criança, porque o poder das orações dela é igual ao das orações do adulto. É o poder de Deus. Se a fé é a centelha que inflama esse poder, então não há limite para o brilho da chama que arderá no coração da criança nem para o que Deus poderá fazer em resposta. Que importa se quem ora é grande ou pequeno?

As crianças tendem a ter uma fé pura, estão prontas para crer em Deus e dispostas a confiar na resposta dele para suas orações. Elas não têm as mesmas dúvidas e perguntas sobre oração que têm os adultos. As crianças podem aprender facilmente a orar, a agradecer a Deus quando suas orações são respondidas e a discernir as respostas para uma oração respondida de forma inesperada. Elas só precisam saber que Deus é real, que ele ouve as orações delas e que ele lhes responderá.

Mas você pode ajudá-las a aproveitar essa paixão e usá-la para o Senhor, ensinando-as a ter um relacionamento honesto, aberto, íntimo e apaixonado com Deus enquanto são crianças. Quanto mais cedo aprenderem, menor será a dificuldade para manter uma vida de oração ativa quando ficarem mais velhas. Não pense que seu filho é pequeno demais para entregar a vida a Deus. O inimigo certamente não pensa que seu filho é pequeno demais para cumprir na vida dele os seus planos. É mais fácil ensinar uma criança a orar do que mais tarde remediar uma situação difícil que poderia ter sido evitada com a oração.
Se você quer ver Deus agir de um modo especial em seu filho, ensine-o a conversar com seu Pai celestial.

Você se surpreenderá quando seu filho começar a orar sozinho. Nada poderá aquecer mais seu coração do que ouvir dos lábios de seu filho uma oração inspirada pelo Espírito Santo.

Nunca subestime o poder da oração da criança que ora.

CONVERSANDO COM JESUS

Você sabia que pode conversar com Deus? Bom, você pode. Conversar com Deus é o mesmo que orar. Orar é comunicar-se com Deus. Deus adora quando você conversa com ele. E, seja qual for o momento ou onde você estiver, ele sempre está esperando ouvir algo de você.

Deus diz que você pode se aproximar dele sempre que quiser. Não precisa ter um motivo especial, assim como não precisa ter um motivo especial para conversar com os amigos. Você conversa com elessimplesmente porque gosta deles. Você também pode conversar com Deus como um amigo, e é por isso que ele é seu amigo.

Deus diz que, se você o amar, ele o chamará de amigo. Você pode conversar com Deus só porque quer estar com seu amigo.

Deus diz que você pode se aproximar dele sempre que quiser. Não precisa ter um motivo especial, assim como não precisa ter um motivo especial para conversar com os amigos. Você conversa com eles simplesmente porque gosta deles. Você também pode conversar com Deus como um amigo, e é por isso que ele é seu amigo.

Como devo orar?
Jesus nos disse na Bíblia que sempre devemos orar em seu nome. Ele disse: “O que vocês pedirem em meu nome, eu farei” (Jo 14:14).

É como bater à porta de alguém e dizer: “Conheço seu filho, e ele é meu amigão”. E a pessoa dizer: “Bom, qualquer amigo do meu filho é meu amigo. Entre e me diga em que posso ajudar”. Quando conversamos com Deus e dizemos: “Eu oro em nome de Jesus”, é como se estivéssemos dizendo para Deus: “Conheço seu Filho, e ele é meu amigão”. É como se Deus estivesse dizendo: “Se você conhece meu Filho, venha e me diga o que posso fazer por você”. Nossas orações devem ser feitas em nome de Jesus.

Você pode orar em voz alta ou baixa. Isso significa que pode orar alto, de modo que todos à sua volta possam ouvi-lo; ou baixo, de modo que somente você e Deus possam ouvir. Deus ouve você até mesmo quando ora em silêncio, em pensamento. Você pode orar: “Senhor, neste lindo dia quero aprender mais de Ti, te amar mais e crescer com a graça de Deus. Amém.”

Às vezes falamos tanto quando estamos orando que nos esquecemos de ficar em silêncio por alguns minutos para ouvir o que Deus quer nos dizer. Quando você orar, é importante que diga: “Senhor, me diga o que devo saber”. Então, espere um ou dois minutos e veja se Deus falará alguma coisa a seu coração. Ele pode mostrar-lhe algumas coisas em que você não pensou antes e pelas quais ele quer que você ore.

Isso não quer dizer que você ouve o som da voz dele porque ele está falando para seu coração. Ele o orienta dizendo-lhe que faça isso ou aquilo, ou que não vá por aqui; mas por ali. Ou pode ajudá-lo a entender alguma coisa, ou pode dar-lhe uma idéia clara sobre o que fazer em determinada situação. Ou ele talvez esteja simplesmente dizendo quanto ama você ou fica feliz com você.

Deus quer falar a seu coração mais do que você imagina. Sempre que você fizer uma oração no nome de Jesus, peça a Deus para falar com você. Fique alguns minutos ouvindo, e você aprenderá a ouvir a voz suave e calma de Deus no coração. Talvez você não ouça nada específico, a não ser uma sensação de paz, o que já é suficiente.

A Bíblia nos ensina a orar. Ela nos diz o quanto nossas orações são poderosas. Quando você lê a Bíblia, sua fé aumenta cada vez mais e você passa a ter mais facilidade para crer que Deus responderá a suas orações. Você tem Bíblia? Se não tiver, peça a alguém para comprar uma para você.

Onde posso orar?
Você pode orar em qualquer lugar. Como você pode orar em voz alta ou baixa, ou até em silêncio, pode orar em qualquer lugar que estiver. Não importa o que esteja fazendo. Você pode orar enquanto está em pé, correndo, sentado, pulando ou deitado. Você pode orar em uma sala barulhenta repleta de pessoas, pode orar sozinho na cama, pode orar no carro durante a viagem. Você pode orar sentado, fazendo calmamente sua lição de casa, ou quando estiver caminhando ou brincando na rua. Não importa onde você esteja ou o que esteja fazendo, Deus sempre ouve você.

Quando você tiver vontade de expressar respeito e amor especial por Deus, pode ir a um lugar tranqüilo, ajoelhar-se e baixar a cabeça. Jesus fazia isso quando queria demonstrar respeito e amor especial por seu Pai celestial. Onde você ora com maior freqüência?

Quando posso orar? 
Você pode conversar com Deus sempre que quiser. De dia ou à noite. É como falar ao telefone, só que você não precisa digitar nenhum número. Tudo o que precisa fazer é falar com ele. Não é fácil?

Você pode até chamar por Deus no meio da noite e ele estará com você. Pode subir ao topo da montanha mais alta, ou estar no meio do oceano, ou em outro país. E, ainda assim, Deus vai ouvi-lo chamando por ele e responderá. Você nunca ouve o sinal de ocupado, ele nunca desligará o telefone com você na linha.

Como suas orações são muito importantes para Ele, você sempre tem acesso direto ao coração de Deus.

Deus se importa com o que está em seu coração, ele se importa com suas preocupações. Tudo o que lhe causa preocupação também deixa Deus preocupado. Ele deseja que você ore sempre (1Ts 5:17). Não quer dizer que você tem de orar a todo instante, significa que deve orar sempre que se lembrar de algo que precisa de oração. É como dizer: “Senhor, ajude-me a me sair bem nesta prova”, “Senhor, abençoe minha mãe e meu pai”.

Jesus quer que você abra o coração e o receba em sua vida também. Você já recebeu Jesus em seu coração? Se você nunca o recebeu, gostaria de fazer isso agora? Se você quiser recebê-lo, diga-lhe as seguintes palavras:

Senhor Jesus, eu amo você. Eu o convido para entrar em meu coração. Peço perdão pelo que fiz de errado. Ensina-me a viver sempre de seu jeito.

E se você convidou Jesus para morar em seu coração, então é uma de suas crianças especiais. Ter Jesus no coração não significa que o corpo dele está dentro do seu. Significa que o Espírito de Jesus está dentro de seu espírito. Quando você recebe Jesus, ele envia seu Espírito Santo para morar em um lugar especial em seu coração e que ele destinou para o Espírito dele.

Você pode ser pequeno, mas suas orações são importantes para Deus. É por isso que, quando você ora, coisas grandes podem acontecer. –  Stormie Omartian

Quando você fala com Deus, Ele fala com você!

Querido Senhor, eu lhe agradeço por me amar e me ouvir quando converso com o Senhor. Ajude-me a aprender a orar mais. Ajude-me a orar por tudo. Eu agradeço por suas respostas a minhas orações. Ensine-me a ouvir sua voz em meu coração e sua direção todos os dias. É em nome de Jesus que eu oro. Amém!

E tudo que pedirem em oração, se crerem, vocês receberão. Mateus 21:22.

____________________

REFERÊNCIAS
BIBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL. Rio de Janeiro: CPAD, 2002.
www.smilinguido.com.br
www.mundocristão.com.br